Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Obras de Vik Muniz

Monalisa
Geléia e Pasta de Amendoim
Vik Muniz
Calda de chocolate


Vik Muniz
Obra feita com Lixo

Vik Muniz
Série Crianças de Açúcar



Che de Feijão




Medusa Marinara
Prato de Macarrão

Vik Muniz
Filho único de um casal simples, o pai garçom e a mãe telefonista, mudou-se ainda na adolescência para os Estados Unidos.
Trabalhando numa molduraria de Nova Iorque, passou a produzir estranhas e incomuns esculturas que lhe abriram as portas do circuito de arte da cidade.
Acrescentando novos elementos como algodão, chocolate, açúcar, arame, terra, barbante, especiarias, lixo, gel, mel, poeira e muitos outros, Vik Muniz, de uma maneira radicalmente criativa, produz obras que impressionam pela inovação e criatividade.

sábado, 14 de agosto de 2010


O pedagogo
Perfil e atuação

Por Shayra Amadeu Rodrigues Batista
Arte-educadora em formação e atuação
Estudando a Didática do Ensino da Arte, 4º Período/Artes Visuais
Agosto de 2010.


Decidi por relatar aqui as informações que obtive sobre esse profissional. Considerei-as importantes e confesso que elas contribuíram para a ampliação dos meus conhecimentos sobre o papel do pedagogo no âmbito escolar.
O pedagogo enquanto profissional especialista em educação necessita ter algumas características inerentes ao exercício satisfatório do seu ofício.
De acordo com o que li e estudei, o pedagogo precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas, além de compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico. Ou seja, ele precisa ser flexível, estudioso e entendedor dos processos de ensino-aprendizagem, bem como conhecer os mecanismos que levam o aluno a se desenvolver de forma integral, plena, em seus amplos e diversos aspectos.
O profissional cujas características principais estejam enquadradas no que acima foi citado precisa ser tolerante e atento as questões decorrentes da diversidade cultural, uma vez que se espera dele compreender e saber enfrentar com criatividade e competência os problemas do cotidiano.
Ainda dentro desse contexto, é de extrema importância que o pedagogo tenha equilíbrio emocional, saiba trabalhar em equipe, tenha objetividade, criatividade, goste de lidar com o público, tenha capacidade de comunicar-se, tenha também iniciativa.
Na escola esse profissional realizará estudos e pesquisas nas áreas relacionadas à educação bem como orientar e coordenar atividades pedagógicas e administrativas, lecionando, planejando, organizando e coordenando cursos, orientando também o aluno a ajustar-se ao ambiente escolar e ao meio social em que vive, através do desenvolvimento da sua personalidade.
O campo de atuação do pedagogo dentro da escola é bem vasto e de grande importância, ele tem funções que eu desconhecia. Logo, a presença desse profissional nas escolas favorece o crescimento e o desenvolvimento de todos aqueles que dividem o espaço escolar, seja aluno ou professor.



O papel do Professor na Escola

Por Shayra Amadeu Rodrigues Batista
Arte-educadora em formação e atuação.
Estudando a Didática do Ensino da Arte, 4º Período/Artes Visuais
Agosto de 2010.

Sobre o professor optei pó ampliar discussões sobre o papel do professor dentro da escola levando em consideração os questionamentos de Gabriel Chalita.
Lendo uma entrevista do Dr. Gabriel Chalita me senti envolvida por algumas colocações dele sobre o papel do professor no âmbito escolar com base em seus estudos e pesquisas realizadas com professores de várias redes de ensino. Em seu livro “Educação – a solução está no afeto” ele afirma que o professor é o grande agente do processo educacional.
Continua sua explanação com a seguinte fala: A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Todo o aparato, toda a logística; quadras, laboratório de informática, bibliotecas, tudo isso se configura em aspectos materiais se comparados a importância do professor.
Isso significa que o professor nunca será substituído por uma máquina. Os temores de que a máquina possa vir a substituir o professor só atingem quem não tem verdadeiramente a vocação do magistério, os que são meros informadores desprovidos de emoção. Logo, dentro desse contexto, podemos relacionar educação à afetividade.
Professor tem luz própria e caminha com pés próprios. Não é possível que ele pregue a autonomia sem ser autônomo, que ele queira que seu aluno seja feliz sem demonstrar afeto. Essa outra afirmação de Chalita nos leva novamente a pensar em educação e relações afetivas entre professor e aluno. Então, o sucesso de um bom aprendizado está vinculado a uma relação de afeto e carinho entre o mestre e o aluno?
Gabriel reconhece que a formação é um fator fundamental para o professor. Porém não basta que um matemático conheça profundamente a matéria, ele precisa entender psicologia, pedagogia, linguagem, sexualidade, infância, adolescência, sonhos, afeto, vida. Dessa forma se torna capaz de mediar a aprendizagem dos conteúdos pertinentes a sua disciplina criando mecanismos que contemplem diversos aspectos e campos de atuação, sendo possível ensinar por caminhos diversificados.
O professor precisa acreditar no que diz e ter convicção em seus ensinamentos para que os alunos acreditem e se sintam envolvidos e motivados.
De acordo com o exposto e defendido por Gabriel Chalita, temos o professor contemporâneo como um conhecedor do ser humano. O papel do professor é transmitir os conhecimentos pertinentes a sua disciplina, mas sem se esquecer de considerar seu aluno como um ser pleno, contemplando assim o desenvolvimento de todos os seus aspectos, seja emocional, cognitivo, social ou afetivo, e isso sem dúvida, exigirá do professor uma boa dose de comprometimento e amor pelo que faz e por quem faz.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As artes do alunos da Escola de Tempo Integral - Frei Juan Echávarri Asiain/Castelo-ES

Oba! Tem vídeo novinho!!
O pessoal da EMEIEF Frei Juan Echávarri Asiain desenvolvendo atividades muito legais.
Por lá todos andam muito entusiasmados, confiantes e bastante criativos.
Hoje, acredito ainda mais no poder de transformação que as artes visuais podem realizar na vida de um indivíduo.
Shayra Amadeu
Arte-educadora
Agosto de 2010