Por Shayra Amadeu, graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do ES
A foto abaixo é de um cinematógrafo, criado em 1895 e patenteado pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière. No tempo do cinematógrafo, a busca da cor só podia ser artesanal, colorindo-se manualmente cada cópia de projeção, como já se fazia com a fotografia.
Foto extraída do sítio www.wikipedia.com
Na foto acima estão os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière inventores do cinematógrafo, filhos de um fotógrafo e fabricante de películas proprietário da Fábrica Lumière, são considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès.
Foto traz ilustrada a embalagem do filme pancromático fabricado pela Kodak em 1914 – Kodachrone – original em 1936. No modo pancromático a captação das imagens é realizada numa única banda espectral na parte visível do espectro eletromagnético, gerando assim as imagens em preto e branco.
Mais um pouco sobre a Fotografia
Disciplina Fotografia - 4º Período de Artes Visuais - Universidade Federal do Espírito Santo - Ccaufes - Alegre/ES
Ao longo dos séculos a arte de registrar imagens evoluiu dos desenhos nas paredes das cavernas, passando pela pintura, chegando à fotografia e ao cinema. A necessidade do ser humano de registrar imagens é muito antiga, a fotografia não foi inventada por uma única pessoa, em uma época determinada da história, ela é fruto de um trabalho contínuo de pesquisas e descobertas desde o século V a.C. até os dias de hoje. A fotografia nasceu em preto e branco, surge como a soma da necessidade humana de comunicação, registrando com precisão a informação visual. A pintura há muitos séculos, privilégio de alguns poucos aristocratas, democratiza-se com o aparecimento da fotografia, o nobre deixa de ser o único a poder fazer-se reproduzir e ostentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário