A obra escolhida para a realização da tarefa foi uma natureza morta do pintor holandês Vincent van Gogh.
O referente escolhido:
Ano: 1888
Autor: Vincent van Gogh
Título: Doze Girassóis numa jarra Título: Flor Beija-Flor
Técnica: Óleo em tela Neue Pinakothek, Munique Dimensões: 21 x 29, 5 centímetros
A minha obra
Ano: 2009
Autor: Shayra Amadeu
Título: Flor Beija-flor
Técnica: Têmpera ovo sobre papel
Dimensões: 21 x 29,5 cm
O conteúdo imagético dessa figura é muito significativo para mim, pois sua mensagem é singela e de fácil interpretação, é a apropriação de uma obra de Romero Britto que tem como características marcantes o contorno forte e preciso, cores vivas análogas e contrastantes em telas que brincam com o espectador, o que muito me agrada.
Meu trabalho se difere do referente exatamente nesses aspectos. O referente se aproxima da realidade, a presença de luz torna o objeto natural. Percebo também que a maneira com que o pintor utilizou o pincel causou um efeito bidimensional à obra, e percebo também profundidade, luz e sombra que foram utilizados para tornar ainda mais real e carregada de emoção e sentido a obra, as folhas e flores parecem mover-se.
Existe a possibilidade de essa imagem estabelecer uma boa relação de convivência com as pessoas da minha comunidade por se tratar de uma imagem figurativa e natural – a flor, representada harmoniosamente de forma chapada, onde o objeto principal traz informação lúdica quando brinca escondendo o beija-flor nas suas pétalas provocando uma dupla interpretação aos olhos de quem a vê.
Utilizei poucas cores, tonalidades e poucas formas no meu trabalho, isso tornou a obra simples, limpa, o que me causa conforto, numa representatividade do belo para mim, poderia arriscar o uso de mais cores e formas, mas, fiquei receosa de tornar a obra pesada, carregada de informações gráficas e também de errar o traçado do pincel, uma vez que estou iniciando minha prática com o uso desse instrumento.
Sinto que preciso exercitar mais a pratica de pintura a pincel para adquirir mais confiança e precisão no meu traçado que já considero bom; bem como diversificar minhas técnicas de desenhos uma vez que sempre opto por motivos pueris, preciso descobrir beleza em tons e formas que não sejam as lúdicas que são sempre de minha preferência.
Lembro aos leitores e estudantes de plantão que, a tarefa consistia em buscar semelhanças e diferenças entre a obra produzida e seu referente; que foi escolhido após a conclusão da pintura que realizei.
ResponderExcluir