Por Shayra Amadeu Rodrigues Batista, Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Lev S. Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador contemporâneo de Piaget, estudou a fundo o desenvolvimento humano e nesse contexto aprofundou-se na questão da linguagem humana onde deixou-nos relevante teoria que construiu baseando-se na ideia de que o indivíduo se desenvolve num processo sócio-histórico, onde enfatiza o papel fundamental da linguagem e também da aprendizagem nesse desenvolvimento. E sua questão central é a aquisição de conhecimentos que o sujeito adquire ao interagir com o meio, surgindo aqui o ponto chave da discussão: - a relevância do social em nossa linguagem, em nossas ações, na formação de nossa identidade e na elaboração de nossas leis. A teoria de Vygotsky nos remete à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos... “uma vez que o homem não age sem ser por meio de um veículo sígnico”.
Suas concepções sobre o funcionamento do cérebro humano o qual define como base biológica, fundamentam a ideia de que funções psicológicas como a linguagem são construídas ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. É oportuno nos recordar de histórias que muito contribuíram nessa nossa observação do processo de aquisição de linguagem tendo o meio social influência direta como no caso das meninas-lobo Amala e Kamala, seres humanos que grunhiam e andavam de quatro, comportamento e linguagem frutos do meio social e cultural que viviam. Júlia Kristeva (1999) contribui nesse sentido em sua colocação sobre a linguagem humana nos levando a reflexões em torno do que está evidente: que cultura se estabelece através de relação dialógica, comunicativa, dos sujeitos entre si e com a sociedade, logo as relações sociais instigaram o homem a buscar mecanismos cada vez mais elaborados no cumprimento da missão de se fazer comunicar-se.
Vygotsky nos esclarece que linguagem é um salto qualitativo na evolução da espécie mediando o sujeito e o objeto de conhecimento e é o meu social que fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade que permite construir a interpretação do mundo real – a linguagem. Uma vez que o grupo social evolui, que a dinâmica cultural ocorre, surgem novos anseios, novos comportamentos e consequentemente, surge a necessidade de diretrizes que facilitem a convivência entre os indivíduos e que tragam benefícios de interesse comum – que são as leis. Logo, elas são criadas partindo de demandas populares. Sendo o ser humano um ser social, logo se conclui que sociedades são constituídas através da convivência coletiva de gerações anteriores que passam um legado de pai pra filho, uma vez que somos frutos do que aprendemos em sociedade, legado cultural que sofre intervenções, alterações, a cada geração numa dinâmica cultural constante e necessária.
Fonte: www.google.com.br , Apostila Interações Culturais – Universidade Federal do Espírito Santo – ne@ad
Fonte: www.google.com.br , Apostila Interações Culturais – Universidade Federal do Espírito Santo – ne@ad
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