Plano de desenvolvimento
Conteúdo: A cor e o meio ambiente
Faixa etária: Educação Infantil – 5/6 anos
Objetivos Gerais:
Ampliar conhecimentos a cerca das cores, através de situações que possibilitem o aluno ver, conhecer, contextualizar e fazer arte.
Roteiro de Atividades
Nesse contexto a fim de alcançar os objetivos gerais desse plano de desenvolvimento serão oportunizados aos aprendentes as seguintes atividades:
1- Diálogo e observação do meio ambiente identificando, comparando e nomeando todas as cores percebidas, através de um passeio percorrendo todas as dependências da escola.
2- No pátio externo observar e nomear as cores da natureza: as cores do céu, das plantas, do solo, dos animais, das pessoas.
3- Distribuir fichas coloridas para que escolham e se agrupem por preferência de cor.
4- Cada grupo apresentará figuras de objetos, cenas, paisagens naturais que tenham a cor preferida pelos seus componentes.
5- Experimentar as cores através de modelagem de frutas, animais, objetos com uso de massinha escolar colorida.
6- Observar cores representadas em obras de artistas que se utilizam de cores em suas composições (disponibilizar obras de Romero Britto e de Henry Matisse).
7- Discutir a representação das cores nessas obras e discutir a importância das cores nas produções desses artistas.
8- Preparo da têmpera alho.
9- Utilização da têmpera alho preparada em composições seguindo e representando o contexto musical abaixo:
Conteúdo: A cor e o meio ambiente
Faixa etária: Educação Infantil – 5/6 anos
Objetivos Gerais:
Ampliar conhecimentos a cerca das cores, através de situações que possibilitem o aluno ver, conhecer, contextualizar e fazer arte.
Roteiro de Atividades
Nesse contexto a fim de alcançar os objetivos gerais desse plano de desenvolvimento serão oportunizados aos aprendentes as seguintes atividades:
1- Diálogo e observação do meio ambiente identificando, comparando e nomeando todas as cores percebidas, através de um passeio percorrendo todas as dependências da escola.
2- No pátio externo observar e nomear as cores da natureza: as cores do céu, das plantas, do solo, dos animais, das pessoas.
3- Distribuir fichas coloridas para que escolham e se agrupem por preferência de cor.
4- Cada grupo apresentará figuras de objetos, cenas, paisagens naturais que tenham a cor preferida pelos seus componentes.
5- Experimentar as cores através de modelagem de frutas, animais, objetos com uso de massinha escolar colorida.
6- Observar cores representadas em obras de artistas que se utilizam de cores em suas composições (disponibilizar obras de Romero Britto e de Henry Matisse).
7- Discutir a representação das cores nessas obras e discutir a importância das cores nas produções desses artistas.
8- Preparo da têmpera alho.
9- Utilização da têmpera alho preparada em composições seguindo e representando o contexto musical abaixo:
Cores
Música: Atirei o pau no gato
O vermelho tem cor de tomate-te
O verde-de, a cor da grama-ma
O amarelo-lo, a cor do sol-sol-sol
O azul, o azul a cor do céu!
10- Orientar pesquisa de observação: sugerir que observem as cores das casas onde moram, dos objetos de casa, nas placas de trânsito, letreiros de pontos comerciais, dos carros, das pinturas e imagens de igrejas, solicitando que tragam relatos para compartilhar com o grupo.
11- Proporcionar visita à Casa do Artesão da cidade com o objetivo de avaliar a importância e diversidade das cores utilizadas pelos artesãos em suas produções.
12- Proporcionar visitas às exposições em galerias, ateliês e no teatro para também identificar as cores nas representações dos artistas, sejam em telas, ou em apresentações teatrais.
13- Em sala, observar composições de Van Gogh, Tarsila do Amaral que tragam tema sobre a natureza a fim de perceberem a utilização e representação das cores do meio ambiente.
14- Produzir cenas da natureza alusivas as obras dos dois pintores citados num ensaio de releitura, apropriação.
15- Levantar questionamentos a cerca da importância das cores na nossa vida.
Obras sugeridas para os trabalhos de observação, releitura, apropriação:
Romero Britto
- Vida Nova
Acrílico sobre madeira
50 cm x 70 cm
- White
Acrílico sobre tela
51 cm x 40 cm
- New
Acrílico sobre madeira
70 cm x 50 cm
Vincent van Gogh
- Plantações de flores na Holanda, 1883
- Pescador e barco na Ponte de Clichy, verão de 1887
- Jardim florido com caminho, julho de 1888
Tarsila do Amaral
-Vendedor de frutas, 1925
Óleo/tela 108 x 84 cm
- Paisagem com Touro, 1925
Óleo/tela 52 x 65 cm
- Morro da Favela, 1924
Óleo/tela 64 x 76 cm
Henri Matisse
- Red Interior, Still Life on a Blue Table, 1947
Oil on canvas
- Still Life – Bouquet of Dahlias and White Book, 1923
Oil on canvas
- The Conversation, 1909
Oil on canvas
Fonte de pesquisa:
RCNEI volume 2, Conhecimento de mundo
A nova pré-escola, de Natalice de Jesus Rodrigues Giovannoni, Viviane Crespo Gebran e Mariliz Araújo Dall’igna, Editora BNL
WWW.google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário