Fotografia na Escola
Projeto Fotográfico:
Clicando o Casarão
Nome do Projeto: Clicando o Casarão
Idealizadora: Shayra Amadeu Rodrigues Batista
Polo: Alegre
Série a que se destina: 5ª série do Ensino Fundamental
Descrição do Projeto:
“Clicando o Casarão” é um projeto de estudo que tem por objetivo despertar novos olhares sobre o patrimônio imóvel da comunidade da Fazenda do Centro através dos recursos da fotografia, desenvolvendo novas formas de investigar, estudar e apreciar o símbolo da colonização italiana no município de Castelo – o Casarão da Fazenda do Centro.
Justificativa do projeto:
O projeto “Clicando o Casarão” torna-se necessário para que seja possível a ampliação dos conhecimentos tecnológicos dos alunos com relação ao uso da fotografia como aliada no processo de aquisição de conhecimentos tecnológicos e como parte integrante do seu processo de investigação, busca e armazenamento de dados e captura de imagens.
Objetivos Pedagógicos:
Pesquisar a história da fotografia
Pesquisar as diferentes funções da fotografia
Observar as funções e os recursos de uma máquina fotográfica
Operar uma câmera fotográfica utilizando os seus recursos técnicos
Desenvolver novos olhares, novos ângulos, novos enquadramentos sobre objetos fotografados
Descrição da carga horária total por atividade
Pesquisa sobre a fotografia – 3h/aulas
Conhecendo uma máquina fotográfica – 3h/aulas
Captura de imagens – 5h/aulas
Revelação e análise das imagens – 5h/aulas
Montagem do painel fotográfico “Clicando o Casarão” – 4h/aulas
Produção de portfólio – 5h/aulas
Espaços Necessários
Sala de aula
Auditório da escola
Studio fotográfico
Laboratório de Informática
Prédio do Casarão da Fazenda do Centro
Materiais Necessários
Internet
Livros
Revistas
Máquinas digitais
Celulares com câmeras
Papéis coloridos
Canetas
Fotografias reveladas
Modo de Fazer
Roteiro a ser seguido:
Tomar como ponto de partida o estudo da fotografia – sua história, suas funções.
Investigar as fotografias existentes do Casarão da Fazenda do Centro
Realizar a leitura e análise dessas fotos.
Investigar as interferências já realizadas tendo o Casarão como plano de fundo, ou seja, revisitar os textos, os desenhos de observação, as entrevistas, os estudos já realizados sobre o casarão
Realizar visitas de campo, exercitando novos olhares, descobrindo novos pontos de estudo, novas cores, novos ambientes no Casarão
Iniciar o processo de captura de imagens através do uso da fotografia, seguindo uma linha de investigação a ser definida anteriormente (investigativa, artística, jornalística)
Revelar as fotos feitas e escolhidas
Discutir a respeito das imagens capturadas
Organizar um mural fotográfico
Produzir um portfólio sobre os trabalhos realizados
Resultados Esperados
Espera-se com a realização desse projeto que os alunos que participaram da sua execução sejam capazes de reconhecer a importância da fotografia num trabalho de resgate de valores culturais, que ampliem seus conhecimentos e recursos tecnológicos (com uso da fotografia) para a execução de trabalhos científicos e que ampliem seus conhecimentos acerca da fotografia, sua história e utilidades.
Projeto Fotográfico:
Clicando o Casarão
Nome do Projeto: Clicando o Casarão
Idealizadora: Shayra Amadeu Rodrigues Batista
Polo: Alegre
Série a que se destina: 5ª série do Ensino Fundamental
Descrição do Projeto:
“Clicando o Casarão” é um projeto de estudo que tem por objetivo despertar novos olhares sobre o patrimônio imóvel da comunidade da Fazenda do Centro através dos recursos da fotografia, desenvolvendo novas formas de investigar, estudar e apreciar o símbolo da colonização italiana no município de Castelo – o Casarão da Fazenda do Centro.
Justificativa do projeto:
O projeto “Clicando o Casarão” torna-se necessário para que seja possível a ampliação dos conhecimentos tecnológicos dos alunos com relação ao uso da fotografia como aliada no processo de aquisição de conhecimentos tecnológicos e como parte integrante do seu processo de investigação, busca e armazenamento de dados e captura de imagens.
Objetivos Pedagógicos:
Pesquisar a história da fotografia
Pesquisar as diferentes funções da fotografia
Observar as funções e os recursos de uma máquina fotográfica
Operar uma câmera fotográfica utilizando os seus recursos técnicos
Desenvolver novos olhares, novos ângulos, novos enquadramentos sobre objetos fotografados
Descrição da carga horária total por atividade
Pesquisa sobre a fotografia – 3h/aulas
Conhecendo uma máquina fotográfica – 3h/aulas
Captura de imagens – 5h/aulas
Revelação e análise das imagens – 5h/aulas
Montagem do painel fotográfico “Clicando o Casarão” – 4h/aulas
Produção de portfólio – 5h/aulas
Espaços Necessários
Sala de aula
Auditório da escola
Studio fotográfico
Laboratório de Informática
Prédio do Casarão da Fazenda do Centro
Materiais Necessários
Internet
Livros
Revistas
Máquinas digitais
Celulares com câmeras
Papéis coloridos
Canetas
Fotografias reveladas
Modo de Fazer
Roteiro a ser seguido:
Tomar como ponto de partida o estudo da fotografia – sua história, suas funções.
Investigar as fotografias existentes do Casarão da Fazenda do Centro
Realizar a leitura e análise dessas fotos.
Investigar as interferências já realizadas tendo o Casarão como plano de fundo, ou seja, revisitar os textos, os desenhos de observação, as entrevistas, os estudos já realizados sobre o casarão
Realizar visitas de campo, exercitando novos olhares, descobrindo novos pontos de estudo, novas cores, novos ambientes no Casarão
Iniciar o processo de captura de imagens através do uso da fotografia, seguindo uma linha de investigação a ser definida anteriormente (investigativa, artística, jornalística)
Revelar as fotos feitas e escolhidas
Discutir a respeito das imagens capturadas
Organizar um mural fotográfico
Produzir um portfólio sobre os trabalhos realizados
Resultados Esperados
Espera-se com a realização desse projeto que os alunos que participaram da sua execução sejam capazes de reconhecer a importância da fotografia num trabalho de resgate de valores culturais, que ampliem seus conhecimentos e recursos tecnológicos (com uso da fotografia) para a execução de trabalhos científicos e que ampliem seus conhecimentos acerca da fotografia, sua história e utilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário