Semiótica da Cultura
Semiótica é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, além de examinar e estudar os modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e sentido.
Nesse contexto a semiótica da cultura surge para entender as relações entre comunicação e a cultura e compreender os mecanismos geradores do signo da cultura.
Semiótica é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, além de examinar e estudar os modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e sentido.
Nesse contexto a semiótica da cultura surge para entender as relações entre comunicação e a cultura e compreender os mecanismos geradores do signo da cultura.
Modelização
A cultura é um sistema de textos, um sistema semiótico. Entende-se por modelização o relacionamento entre os sistemas da cultura. Modelizar é compreender a signicidade dos objetos culturais e é ler os sistemas de signos a partir de uma estrutura, a da linguagem natural. (I Lotman)
Códigos Culturais
Cultura é um conjunto unificado de sistemas, um grande texto como mito, religião, literatura, teatro, artes, arquitetura, música, cinema, moda, ritos, comportamento. Esses sistemas são chamados de códigos culturais.
Sabe-se que cultura é um conjunto de sistemas e que sistemas são textos como religião, literatura, artes, teatro, música. Sabe-se também que modelização é o relacionamento entre os sistemas da cultura, modelizar é, portanto compreender a signicidade dos objetos culturais.
Cada cultura possui uma hierarquia de códigos, códigos culturais são símbolos modelizantes, seja a língua natural (sistema modelizante primário) ou o mito, a religião, a arte, a literatura, a música, o teatro, etc, (sistemas modelizantes secundários).
Dentro desse contexto acredito que sistemas modelizantes sejam diretrizes, regras culturais que possibilitam a estrutura de uma sociedade, funcionando como uma fonte de modelo a ser significado e utilizado como linguagem e veículo de comunicação.
O carnaval, que envolve códigos como música, arte, teatro, literatura, moda, comportamento. Esses códigos presentes nesse tipo de manifestação cultural podem ser reconhecidos em outra manifestação cultural como o Festival do Boi Bumbá em Parintis, AM e na Festa do Boi Pintadinho em Muqui, ES, ambas as manifestações envolvem em sua essência a arte, o teatro, a literatura, a moda, comportamentos.
Semiótica da Cultura x Festa de Corpus Christi em Castelo
A manifestação cultural de Corpus Christi no município de Castelo é um processo de modelização envolvendo sistemas, códigos culturais como a religião, a arte, o rito. A religiosidade do povo castelense se manifesta através dos quadros bíblicos que compõem um tapete de aproximadamente 2 quilômetros.
Na década de 60, irmã Zuleide teve a ideia de enfeitar a frente da Igreja da Santa Casa. Foi o pontapé inicial. Anos mais tarde a população foi incentivada pelo Frei José Osés a confeccionar tapetes maiores para que enfeitasse uma parte maior da cidade, como o centro por exemplo. Os fiéis aceitaram o desafio e a festa só foi crescendo.
A religiosidade é o código mediador da linguagem e veículo de comunicação entre as culturas onde se demonstra a fé e a arte do povo de Castelo através dos tapetes de Corpus Christi.
Todo esse glamour que envolve a confecção dos tapetes de Corpus Christi na cidade castelense e que proporcionou a Castelo fama internacional é um pano de fundo para demonstrar o cristianismo dessa comunidade colonizada por italianos.
Os tapetes compostos por quadros bíblicos trazem cenas de fé, servidão e obediência a Deus, solidariedade, fraternidade, mansuetude e acima de tudo fé.
Castelo foi colonizado por italianos que fixaram residência em terras capixabas. Muito mais que enriquecer eles escolheram Castelo para viver e criar seus filhos e suas raízes. O povo castelense é extremamente religioso, caridoso, humano, pacato, agradável, amável, vivem em comunhão, é uma comunidade que cresce junta, é um povo que trabalha muito pelo social, há várias instituições que tratam de causas dos menos favorecidos, procuram viver a máxima da igreja a qual representam, sua vocação religiosa é voltada para o bem estar comum e em minha opinião, conhecendo de perto a comunidade de Castelo, digo de perto, pois tenho o privilégio de lá residir, a festa de Corpus Christi é o retrato de Castelo, é realmente a identidade, o código que bem representa seus moradores.
Escolhi essa imagem, pois, nela eu vejo signos que se caracterizam como códigos culturais e nesse sentido cito a religião, o rito e a arte, esses como manifestação de fé e religiosidade.
Ao observarmos outras manifestações de outras culturas é possível encontrar pontos de contato com a Festa de Corpus Christi de Castelo. Cito a Festa do Círio de Nazaré, PA ou a Festa do Senhor do Bonfim, BA, onde religião, arte e rito também se fazem presentes como códigos culturais.
Aspectos materiais presentes na imagem escolhida têm relação estreita com a cultura local, no quadro há palha de café, café é geradora de emprego e renda no município sendo a cidade produtora de café, e também pó de mármore coloridos, Castelo também é conhecida como a terra do mármore, com inúmeras pedreiras de extração mineral.
Observando o pacote completo, o contexto final, vê-se nessa imagem signos que representam a comunidade em questão. Aspectos religioso, cultural e econômico foram apresentados de forma artística nessa imagem.
Ao observarmos outras manifestações de outras culturas é possível encontrar pontos de contato com a Festa de Corpus Christi de Castelo. Cito a Festa do Círio de Nazaré, PA ou a Festa do Senhor do Bonfim, BA, onde religião, arte e rito também se fazem presentes como códigos culturais.
Aspectos materiais presentes na imagem escolhida têm relação estreita com a cultura local, no quadro há palha de café, café é geradora de emprego e renda no município sendo a cidade produtora de café, e também pó de mármore coloridos, Castelo também é conhecida como a terra do mármore, com inúmeras pedreiras de extração mineral.
Observando o pacote completo, o contexto final, vê-se nessa imagem signos que representam a comunidade em questão. Aspectos religioso, cultural e econômico foram apresentados de forma artística nessa imagem.
Shayra Amadeu
Arte educadora
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