A propaganda acima é um exemplo de uma produção textual que só fará sentido, só atingirá o objetivo de informar para aqueles que possuem códigos culturais (dentro do seu universo de valores) que identifiquem, reconheçam a personagem em destaque bem como sua forma de falar, trocando o r pelo l, nos confirmando que o que atribui sentido a uma produção seja ela qual for é o diálogo que se estabelece entre ela e o enunciatário.
Captação de um texto é entendida como a retomada de um texto como modelo citando-o e reescrevendo-o sem subvertê-lo, denominada de paráfrase.
A retomada de um texto implicando a produção de um outro texto satirizando o anterior ou criticando-o através de humor é denominado paródia.
A retomada de um texto implicando a produção de um outro texto satirizando o anterior ou criticando-o através de humor é denominado paródia.
O grito de Edward Munch
Aqui eu vejo o primeiro texto que é uma composição que trata da angústia e do desespero existencial humano onde a fonte de inspiração é a vida pessoal do próprio pintor.
Já o segundo texto toma o primeiro como base e o transforma numa sátira utilizando o seu cenário e a sua mensagem: o desespero como plano de fundo, tratando-se de uma paródia.
Confesso que a princípio considerei o assunto um tanto complexo. Logo naquela primeira semana de estudos meu conceito era de que sintaxe visual se tratava da linguagem do mundo imagético, a utilização, análise e interpretação de imagens que são organizadas para dizerem, convencerem, ou até mesmo venderem algo, envolvendo combinação de formas, cores, movimento, lhes atribuindo um sentido, um objetivo a ser alcançado por quem está envolvido em sua produção.
Após assistir a primeira web e ler mais a respeito o que ampliou meu campo de conhecimento passei a considerar que sintaxe visual não se trata apenas de interpretação de imagens, é um pouco mais profundo.
Trata-se de entender o arranjo visual que atribui sentido a uma imagem. É a organização de elementos para exprimir um conteúdo de uma composição. Isso envolve diversos e distintos elementos que são capazes de atribuir sentido a uma imagem, até mesmo a posição de personagens, se estão sorrindo, se estão de pé, sentados, seu vestuário, e assim por diante. Sintaxe é o modo de ordenar os elementos lingüísticos.
Após assistir a primeira web e ler mais a respeito o que ampliou meu campo de conhecimento passei a considerar que sintaxe visual não se trata apenas de interpretação de imagens, é um pouco mais profundo.
Trata-se de entender o arranjo visual que atribui sentido a uma imagem. É a organização de elementos para exprimir um conteúdo de uma composição. Isso envolve diversos e distintos elementos que são capazes de atribuir sentido a uma imagem, até mesmo a posição de personagens, se estão sorrindo, se estão de pé, sentados, seu vestuário, e assim por diante. Sintaxe é o modo de ordenar os elementos lingüísticos.
O que é dialogismo?
De acordo com meus estudos concluo que dialogismo é o diálogo que se estabelece entre a produção textual e o seu espectador.
Partindo do princípio da dimensão enunciativa que relaciona enunciador – aquele que produz a e enunciatário – aquele que recebe percebo que toda a produção textual que existe visa a compreensão do enunciatário.
Então, o enunciador elabora sua produção, seu roteiro de informações que queira transmitir partindo da participação do enunciatário, dessa forma quem recebe participa da produção textual com seu universo de valores e códigos culturais.
Uma produção textual só fará sentido só atingirá o objetivo de informar se levar em consideração os códigos culturais e universo de valores daquela determinada cultura.
O que atribui sentido a uma produção seja ela qual for é o diálogo que se estabelece entre ela e o enunciatário e esse diálogo só será possível de se estabelecer se o que se vê ou lê estiver contido dentro do meu universo de valores.
Dialogar é significar o que se vê ou lê, o sentido se dá através da relação entre produção e sujeito.
E dentro da semântica os valores decorrem dos arranjos que significam os códigos, ou seja, o dialogismo também passa pelos elementos que compõem uma produção, seja numa cor, num cenário, que se relacionam a todo momento com a cultura alvo onde tudo produz sentido.
A intertextualidade e suas formas mais comuns de manifestações nos textos visuais.
De acordo com o que estudei percebi que um discurso sempre cita outro discurso, ou seja, nada existe de novo, uma produção tem como origem uma produção anterior, o que existe de novo é uma organização de palavras, um jeito novo, uma forma nova de apresentá-lo. Todos os discursos se entrecruzam, se relacionam, se completam ou não. Há duas formas de reescrever um mesmo texto, partindo de um inicial é possível reescrevê-lo captando-o ou subvertendo-o.
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