Educação para o povo deste lugar
Artigo escrito por Shayra Amadeu Rodrigues Batista
Disciplina: Didática do Ensino da Arte
Licenciatura em Artes Visuais – 3º Período/2010
21/6/2010
Educação para o povo deste lugar
Há muito se vem buscando alternativas e estratégias visando à melhoria da qualidade do ensino nas nossas escolas públicas municipais e estaduais. Sem medir esforços, mudanças no âmbito físico, material e logístico vem acontecendo, passando pela valorização do magistério através do plano de carreira dos servidores e por reformas e construções de centros educacionais cada vez mais preparados para receberem alunos em busca de seu desenvolvimento técnico, cognitivo, físico e intelectual.
Dentro desse contexto, trazendo para perto da gente, trocando em miúdos e acompanhando toda a evolução e a modernidade torna-se necessário buscar mecanismos que possibilitem esse desenvolvimento integral do individuo tão falado ultimamente. Num mundo globalizado e totalmente competitivo e comercial, percebe-se que a escola nem sempre se apresenta como um atrativo para as crianças, para os adolescentes e jovens em idade escolar. É necessário então aliar escola x aprendizagem x ambiente atrativo x aluno.
E a pergunta logo surge: Como fazer isso?Como propor um novo modelo de educação? Ou ainda, como reformular o modelo já existente? O município de Castelo, no sul do Espírito Santo, valoriza muito a educação, a cultura e as artes, nota-se isso ao observar os hábitos dos munícipes. Há programação cultural, esportiva e educativa constantemente, movimentando teatro, cinema, instituições locais. As escolas estão muito bem estruturadas e o esporte é um forte aliado no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para o povo desse lugar é preciso que se pense numa educação inovadora e atrativa. Penso num esquema de ensino que proporcione outros momentos de aprendizado, desenvolvendo novas habilidades e competências, habilitando o individuo integralmente, em seus amplos aspectos: físico, motor, cognitivo, intelectual, social e emocional. Amplia-se o tempo de permanência do aluno na escola onde o currículo da educação Básica – Educação Infantil a 8ª série – passará de 800 horas para 1400 horas anuais. Segundo o secretário Municipal de Educação neste período os estudantes receberão além de reforço nutricional através das refeições que serão servidas, e do conhecimento da base Curricular Comum, terão acesso também a projetos temáticos desenvolvidos a partir de parcerias da Secretaria Municipal de Educação com Universidades e as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Esportes, Cultura, Saúde e Ação Social.
“Eles aprenderão, por exemplo, sobre paisagismo, cultivo de hortaliças, recuperação de áreas degradadas, diversas modalidades esportivas e culturais (música, teatro, dança, pintura) dentre outras. Respeitaremos a diversidade e proporcionaremos diferentes experiências de aprendizagem”, enfatiza Francisco Zanon, em entrevista ao site oficial do município.
Segue-se como base norteadora a implementação do Projeto Mais Educação do Governo Federal que se trata da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, que visa contribuir, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira (Programa Mais Educação Passo a Passo, página 07). Sendo assim o Projeto Piloto Escola de Tempo Integral do Município de Castelo visa alcançar o objetivo inicial de ampliar os conhecimentos dos aprendentes da rede municipal de ensino. Uma educação inovadora para um povo empreendedor de um lugar que não para no tempo.
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