Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte
Ocorreu um erro neste gadget

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2009

A Relevância do social em nossa linguagem, em nossas ações, na formação de nossa identidade e consequentemente na elaboração de nossas leis

Por Shayra Amadeu Rodrigues Batista, Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Lev S. Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador contemporâneo de Piaget, estudou a fundo o desenvolvimento humano e nesse contexto aprofundou-se na questão da linguagem humana onde deixou-nos relevante teoria que construiu baseando-se na ideia de que o indivíduo se desenvolve num processo sócio-histórico, onde enfatiza o papel fundamental da linguagem e também da aprendizagem nesse desenvolvimento. E sua questão central é a aquisição de conhecimentos que o sujeito adquire ao interagir com o meio, surgindo aqui o ponto chave da discussão: - a relevância do social em nossa linguagem, em nossas ações, na formação de nossa identidade e na elaboração de nossas leis. A teoria de Vygotsky nos remete à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos... “uma vez que o homem não age sem ser por meio de um veículo sígnico”.
Suas concepções sobre o funcionamento do cérebro humano o qual define como base biológica, fundamentam a ideia de que funções psicológicas como a linguagem são construídas ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. É oportuno nos recordar de histórias que muito contribuíram nessa nossa observação do processo de aquisição de linguagem tendo o meio social influência direta como no caso das meninas-lobo Amala e Kamala, seres humanos que grunhiam e andavam de quatro, comportamento e linguagem frutos do meio social e cultural que viviam. Júlia Kristeva (1999) contribui nesse sentido em sua colocação sobre a linguagem humana nos levando a reflexões em torno do que está evidente: que cultura se estabelece através de relação dialógica, comunicativa, dos sujeitos entre si e com a sociedade, logo as relações sociais instigaram o homem a buscar mecanismos cada vez mais elaborados no cumprimento da missão de se fazer comunicar-se.
Vygotsky nos esclarece que linguagem é um salto qualitativo na evolução da espécie mediando o sujeito e o objeto de conhecimento e é o meu social que fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade que permite construir a interpretação do mundo real – a linguagem. Uma vez que o grupo social evolui, que a dinâmica cultural ocorre, surgem novos anseios, novos comportamentos e consequentemente, surge a necessidade de diretrizes que facilitem a convivência entre os indivíduos e que tragam benefícios de interesse comum – que são as leis. Logo, elas são criadas partindo de demandas populares. Sendo o ser humano um ser social, logo se conclui que sociedades são constituídas através da convivência coletiva de gerações anteriores que passam um legado de pai pra filho, uma vez que somos frutos do que aprendemos em sociedade, legado cultural que sofre intervenções, alterações, a cada geração numa dinâmica cultural constante e necessária.
Fonte:
www.google.com.br , Apostila Interações Culturais – Universidade Federal do Espírito Santo – ne@ad

Nenhum comentário:

Postar um comentário