Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte
Ocorreu um erro neste gadget

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A Arte como Área de Conhecimento - Plano de Desenvolvimento (Sequência Didática) por shayramadeu/2009

Plano de desenvolvimento
Conteúdo:
A cor e o meio ambiente
Faixa etária: Educação Infantil – 5/6 anos
Objetivos Gerais:
Ampliar conhecimentos a cerca das cores, através de situações que possibilitem o aluno ver, conhecer, contextualizar e fazer arte.
Roteiro de Atividades

Nesse contexto a fim de alcançar os objetivos gerais desse plano de desenvolvimento serão oportunizados aos aprendentes as seguintes atividades:

1- Diálogo e observação do meio ambiente identificando, comparando e nomeando todas as cores percebidas, através de um passeio percorrendo todas as dependências da escola.

2- No pátio externo observar e nomear as cores da natureza: as cores do céu, das plantas, do solo, dos animais, das pessoas.

3- Distribuir fichas coloridas para que escolham e se agrupem por preferência de cor.

4- Cada grupo apresentará figuras de objetos, cenas, paisagens naturais que tenham a cor preferida pelos seus componentes.

5- Experimentar as cores através de modelagem de frutas, animais, objetos com uso de massinha escolar colorida.

6- Observar cores representadas em obras de artistas que se utilizam de cores em suas composições (disponibilizar obras de Romero Britto e de Henry Matisse).

7- Discutir a representação das cores nessas obras e discutir a importância das cores nas produções desses artistas.

8- Preparo da têmpera alho.

9- Utilização da têmpera alho preparada em composições seguindo e representando o contexto musical abaixo:

Cores
Música: Atirei o pau no gato
O vermelho tem cor de tomate-te
O verde-de, a cor da grama-ma
O amarelo-lo, a cor do sol-sol-sol
O azul, o azul a cor do céu!

10- Orientar pesquisa de observação: sugerir que observem as cores das casas onde moram, dos objetos de casa, nas placas de trânsito, letreiros de pontos comerciais, dos carros, das pinturas e imagens de igrejas, solicitando que tragam relatos para compartilhar com o grupo.

11- Proporcionar visita à Casa do Artesão da cidade com o objetivo de avaliar a importância e diversidade das cores utilizadas pelos artesãos em suas produções.

12- Proporcionar visitas às exposições em galerias, ateliês e no teatro para também identificar as cores nas representações dos artistas, sejam em telas, ou em apresentações teatrais.

13- Em sala, observar composições de Van Gogh, Tarsila do Amaral que tragam tema sobre a natureza a fim de perceberem a utilização e representação das cores do meio ambiente.

14- Produzir cenas da natureza alusivas as obras dos dois pintores citados num ensaio de releitura, apropriação.

15- Levantar questionamentos a cerca da importância das cores na nossa vida.

Obras sugeridas para os trabalhos de observação, releitura, apropriação:

Romero Britto
- Vida Nova
Acrílico sobre madeira
50 cm x 70 cm

- White
Acrílico sobre tela
51 cm x 40 cm

- New
Acrílico sobre madeira
70 cm x 50 cm

Vincent van Gogh
-
Plantações de flores na Holanda, 1883
-
Pescador e barco na Ponte de Clichy, verão de 1887
- Jardim florido com caminho, julho de 1888

Tarsila do Amaral
-
Vendedor de frutas, 1925
Óleo/tela 108 x 84 cm

-
Paisagem com Touro, 1925
Óleo/tela 52 x 65 cm

- Morro da Favela, 1924
Óleo/tela 64 x 76 cm

Henri Matisse
- Red Interior, Still Life on a Blue Table, 1947
Oil on canvas

- Still Life – Bouquet of Dahlias and White Book, 1923
Oil on canvas

-
The Conversation, 1909
Oil on canvas

Fonte de pesquisa:
RCNEI volume 2, Conhecimento de mundo
A nova pré-escola, de Natalice de Jesus Rodrigues Giovannoni, Viviane Crespo Gebran e Mariliz Araújo Dall’igna, Editora BNL
WWW.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário