Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

sábado, 5 de junho de 2010

Entendendo a Semiótica da Cultura


Semiótica da Cultura
Semiótica
é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, além de examinar e estudar os modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e sentido.
Nesse contexto a semiótica da cultura surge para entender as relações entre comunicação e a cultura e compreender os mecanismos geradores do signo da cultura.


Modelização
A cultura é um sistema de textos, um sistema semiótico. Entende-se por modelização o relacionamento entre os sistemas da cultura. Modelizar é compreender a signicidade dos objetos culturais e é ler os sistemas de signos a partir de uma estrutura, a da linguagem natural. (I Lotman)

Códigos Culturais
Cultura é um conjunto unificado de sistemas, um grande texto como mito, religião, literatura, teatro, artes, arquitetura, música, cinema, moda, ritos, comportamento. Esses sistemas são chamados de códigos culturais.


Sabe-se que cultura é um conjunto de sistemas e que sistemas são textos como religião, literatura, artes, teatro, música. Sabe-se também que modelização é o relacionamento entre os sistemas da cultura, modelizar é, portanto compreender a signicidade dos objetos culturais.
Cada cultura possui uma hierarquia de códigos, códigos culturais são símbolos modelizantes, seja a língua natural (sistema modelizante primário) ou o mito, a religião, a arte, a literatura, a música, o teatro, etc, (sistemas modelizantes secundários).

Dentro desse contexto acredito que sistemas modelizantes sejam diretrizes, regras culturais que possibilitam a estrutura de uma sociedade, funcionando como uma fonte de modelo a ser significado e utilizado como linguagem e veículo de comunicação.

O carnaval, que envolve códigos como música, arte, teatro, literatura, moda, comportamento. Esses códigos presentes nesse tipo de manifestação cultural podem ser reconhecidos em outra manifestação cultural como o Festival do Boi Bumbá em Parintis, AM e na Festa do Boi Pintadinho em Muqui, ES, ambas as manifestações envolvem em sua essência a arte, o teatro, a literatura, a moda, comportamentos.

Semiótica da Cultura x Festa de Corpus Christi em Castelo
A manifestação cultural de Corpus Christi no município de Castelo é um processo de modelização envolvendo sistemas, códigos culturais como a religião, a arte, o rito. A religiosidade do povo castelense se manifesta através dos quadros bíblicos que compõem um tapete de aproximadamente 2 quilômetros.
Na década de 60, irmã Zuleide teve a ideia de enfeitar a frente da Igreja da Santa Casa. Foi o pontapé inicial. Anos mais tarde a população foi incentivada pelo Frei José Osés a confeccionar tapetes maiores para que enfeitasse uma parte maior da cidade, como o centro por exemplo. Os fiéis aceitaram o desafio e a festa só foi crescendo.
A religiosidade é o código mediador da linguagem e veículo de comunicação entre as culturas onde se demonstra a fé e a arte do povo de Castelo através dos tapetes de Corpus Christi.
Todo esse glamour que envolve a confecção dos tapetes de Corpus Christi na cidade castelense e que proporcionou a Castelo fama internacional é um pano de fundo para demonstrar o cristianismo dessa comunidade colonizada por italianos.
Os tapetes compostos por quadros bíblicos trazem cenas de fé, servidão e obediência a Deus, solidariedade, fraternidade, mansuetude e acima de tudo fé.
Castelo foi colonizado por italianos que fixaram residência em terras capixabas. Muito mais que enriquecer eles escolheram Castelo para viver e criar seus filhos e suas raízes. O povo castelense é extremamente religioso, caridoso, humano, pacato, agradável, amável, vivem em comunhão, é uma comunidade que cresce junta, é um povo que trabalha muito pelo social, há várias instituições que tratam de causas dos menos favorecidos, procuram viver a máxima da igreja a qual representam, sua vocação religiosa é voltada para o bem estar comum e em minha opinião, conhecendo de perto a comunidade de Castelo, digo de perto, pois tenho o privilégio de lá residir, a festa de Corpus Christi é o retrato de Castelo, é realmente a identidade, o código que bem representa seus moradores.

Escolhi essa imagem, pois, nela eu vejo signos que se caracterizam como códigos culturais e nesse sentido cito a religião, o rito e a arte, esses como manifestação de fé e religiosidade.
Ao observarmos outras manifestações de outras culturas é possível encontrar pontos de contato com a Festa de Corpus Christi de Castelo. Cito a Festa do Círio de Nazaré, PA ou a Festa do Senhor do Bonfim, BA, onde religião, arte e rito também se fazem presentes como códigos culturais.
Aspectos materiais presentes na imagem escolhida têm relação estreita com a cultura local, no quadro há palha de café, café é geradora de emprego e renda no município sendo a cidade produtora de café, e também pó de mármore coloridos, Castelo também é conhecida como a terra do mármore, com inúmeras pedreiras de extração mineral.
Observando o pacote completo, o contexto final, vê-se nessa imagem signos que representam a comunidade em questão. Aspectos religioso, cultural e econômico foram apresentados de forma artística nessa imagem.
Shayra Amadeu
Arte educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário