Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

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sábado, 5 de junho de 2010

Mais sobre sintaxe visual

A propaganda acima é um exemplo de uma produção textual que só fará sentido, só atingirá o objetivo de informar para aqueles que possuem códigos culturais (dentro do seu universo de valores) que identifiquem, reconheçam a personagem em destaque bem como sua forma de falar, trocando o r pelo l, nos confirmando que o que atribui sentido a uma produção seja ela qual for é o diálogo que se estabelece entre ela e o enunciatário.




Captação de um texto é entendida como a retomada de um texto como modelo citando-o e reescrevendo-o sem subvertê-lo, denominada de paráfrase.
A retomada de um texto implicando a produção de um outro texto satirizando o anterior ou criticando-o através de humor é denominado paródia.


O grito de Edward Munch
Aqui eu vejo o primeiro texto que é uma composição que trata da angústia e do desespero existencial humano onde a fonte de inspiração é a vida pessoal do próprio pintor.
Já o segundo texto toma o primeiro como base e o transforma numa sátira utilizando o seu cenário e a sua mensagem: o desespero como plano de fundo, tratando-se de uma paródia.



Confesso que a princípio considerei o assunto um tanto complexo. Logo naquela primeira semana de estudos meu conceito era de que sintaxe visual se tratava da linguagem do mundo imagético, a utilização, análise e interpretação de imagens que são organizadas para dizerem, convencerem, ou até mesmo venderem algo, envolvendo combinação de formas, cores, movimento, lhes atribuindo um sentido, um objetivo a ser alcançado por quem está envolvido em sua produção.
Após assistir a primeira web e ler mais a respeito o que ampliou meu campo de conhecimento passei a considerar que sintaxe visual não se trata apenas de interpretação de imagens, é um pouco mais profundo.
Trata-se de entender o arranjo visual que atribui sentido a uma imagem. É a organização de elementos para exprimir um conteúdo de uma composição. Isso envolve diversos e distintos elementos que são capazes de atribuir sentido a uma imagem, até mesmo a posição de personagens, se estão sorrindo, se estão de pé, sentados, seu vestuário, e assim por diante. Sintaxe é o modo de ordenar os elementos lingüísticos.


O que é dialogismo?

De acordo com meus estudos concluo que dialogismo é o diálogo que se estabelece entre a produção textual e o seu espectador.
Partindo do princípio da dimensão enunciativa que relaciona enunciador – aquele que produz a e enunciatário – aquele que recebe percebo que toda a produção textual que existe visa a compreensão do enunciatário.
Então, o enunciador elabora sua produção, seu roteiro de informações que queira transmitir partindo da participação do enunciatário, dessa forma quem recebe participa da produção textual com seu universo de valores e códigos culturais.
Uma produção textual só fará sentido só atingirá o objetivo de informar se levar em consideração os códigos culturais e universo de valores daquela determinada cultura.
O que atribui sentido a uma produção seja ela qual for é o diálogo que se estabelece entre ela e o enunciatário e esse diálogo só será possível de se estabelecer se o que se vê ou lê estiver contido dentro do meu universo de valores.
Dialogar é significar o que se vê ou lê, o sentido se dá através da relação entre produção e sujeito.
E dentro da semântica os valores decorrem dos arranjos que significam os códigos, ou seja, o dialogismo também passa pelos elementos que compõem uma produção, seja numa cor, num cenário, que se relacionam a todo momento com a cultura alvo onde tudo produz sentido.


A intertextualidade e suas formas mais comuns de manifestações nos textos visuais.
De acordo com o que estudei percebi que um discurso sempre cita outro discurso, ou seja, nada existe de novo, uma produção tem como origem uma produção anterior, o que existe de novo é uma organização de palavras, um jeito novo, uma forma nova de apresentá-lo. Todos os discursos se entrecruzam, se relacionam, se completam ou não. Há duas formas de reescrever um mesmo texto, partindo de um inicial é possível reescrevê-lo captando-o ou subvertendo-o.

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