O desenho de Observação
De acordo com meus estudos pude concluir que a pricípio desenhar objetos elementares com formatos que podem ser compreendidos visualmente com relativa facilidade como bule, cadeira, maçã, pera, banana, sem ornamentos, detalhes ou curvas execessivas nos proporcionam enxergar o tipo de questão técnica com que iremos nos deparar ao tentar desenhá-los, como forma, proporção, estrutura, composição, condições de luz, ponto de vista e ângulo de visão.
O aprendizado do desenho está ligado a educação do olhar, isto é, capacidade individual de ver o mundo como um conjunto infinito de qualidades sens[iveis, suscetíveis de serem apreendidas visualmente e traduzidas para os meios do desenho.
O desenho cego
Nem sempre o desenho representa o objeto representado. Na realização do desenho cego cuja técnica consiste em observar a figura e desenhá-la sem olhar para o papel, com os olhos mantidos fixamente no objeto a ser desenhado há oportunidade do desenhista observar e registrar os movimentos da própria mão bem como o registro da própria percepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário