Período Paleolítico Superior
Características
Apresentação
Paleolítico Superior – período aproximadamente datado de 30.000 a.C.
É o período após o Paleolítico Médio e o Neolítico.
Também caracterizado pela magia e pela arte rupestre praticadas pelo homem daquele período.
Nesse período alterações climáticas obrigam o homem a buscar refúgio nas cavernas, então aprendeu a utilizar a pedra, a madeira e os ossos para confeccionar seus primeiros instrumentos para reagir ao meio ambiente. O homem nesse período vive basicamente da coleta de frutas e da caça.
Também nessa época aparecem as primeiras manifestações artísticas com imagens desenhadas nas paredes das cavernas, representando cenas de caça.
Período Paleolítico Superior
e suas divisões
A evolução artística no Paleolítico Superior dividiu-se em vários períodos.
Características
Apresentação
Paleolítico Superior – período aproximadamente datado de 30.000 a.C.
É o período após o Paleolítico Médio e o Neolítico.
Também caracterizado pela magia e pela arte rupestre praticadas pelo homem daquele período.
Nesse período alterações climáticas obrigam o homem a buscar refúgio nas cavernas, então aprendeu a utilizar a pedra, a madeira e os ossos para confeccionar seus primeiros instrumentos para reagir ao meio ambiente. O homem nesse período vive basicamente da coleta de frutas e da caça.
Também nessa época aparecem as primeiras manifestações artísticas com imagens desenhadas nas paredes das cavernas, representando cenas de caça.
Período Paleolítico Superior
e suas divisões
A evolução artística no Paleolítico Superior dividiu-se em vários períodos.
Aurinhacense – nele surgiu a técnica das mãos pintadas em negativo, onde trituravam rochas obtendo um pó colorido que sopravam através de um canudo sobre a mão pousada na parede da caverna. A silhueta da mão aparecia e após a parte externa receber tinta e a parte interna figurava em negativo.
Surgiram também as gravações nas paredes, as silhuetas de animais vistos de perfil e a utilização de pintura monocromática.
Solutrense – nesse período apareceu uma maior perfeição das silhuetas animais; surge a ideia de movimento, dinamismo nas representações e surgiram também os baixo-relevos de animais.
Madelenense – fase final do Paleolítico Superior. Representa o apogeu da arte rupestre. As representações de animais apresentam grande realismo e surge a pintura monocromática. Nas pinturas das gravuras rupestres eram utilizados óxidos naturais, presumivelmente abundantes junto à superfície do solo naquele tempo, como os ocres e vermelhos.
O homem do Paleolítico Superior
e a magia
No Período Paleolítico Superior nota-se a ausência da figura humana nas pinturas. O homem se achava com poderes mágicos, como se os seus desejos fossem se realizar como num passe de mágica.
Presume-se que além de exímio caçador, o homem que também dominava as técnicas e a habilidade do desenho não era um guerreiro comum.
Ele se destacava dos comuns por sua habilidade, além de supostamente possuir poderes de magia, pois calcula-se que toda a preocupação nas representações dos animais nas paredes das cavernas possuía um sentido ritualístico mágico religioso. As imagens são representadas no sentido mais naturalista possível, pois precisavam representar de forma verossímil o que se almejava alcançar, ou seja, a caça.
Vem daí o fato de muitas vezes os animais serem representados com os corpos cravados com flechas e lanças. A própria parede recebia golpes de lanças, sempre com o intuito de ferir a própria caça, acreditando-se estar ferindo verdadeiramente o animal.
O homem prima pela sua ausência nessas imagens, raramente aparecendo nas pinturas, e quando isso acontece é retratado como uma figura imperceptível ou disfarçada de animal naturalmente porque as pinturas eram consideradas como elementos de magia, e expor-se nas paredes poderia ser perigoso para o homem que assim se representasse.
É desconhecido o motivo pelo qual os homens desenhavam nas paredes das cavernas.
A teoria mais aceita é a de que esses desenhos eram feitos por caçadores. Tudo que conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, numa relação mágica, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido, podendo dessa forma dominá-lo com facilidade.
Observam-se as pinturas de animais e elementos da natureza, tudo que garantiria uma boa caçada e consequentemente, sua sobrevivência.
As imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento. É assim que estão retratados os bisontes e outras feras.
Já nas imagens que representam renas e cavalos, os traços revelam leveza e fragilidade, o que demonstra a interpretação que esses criadores teriam da natureza.
O homem do Paleolítico Superior
e suas produções
Registros de obras de arquitetura não há pois nesse período paleolítico o homem era nômade.
Ele vivia em constante busca por alimento e se abrigava em cavernas para se proteger das intempéries naturais. Mais tarde passa a construir cabanas cobertas com uso de madeira, barros, ramagens e pelos de animais.
Nas cavernas encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São pinturas de cavalos, ursos, veados, bisões. Pinturas pintadas em paredes, datam aproximadamente 10 mil a 30 mil a.C.
Destaque para as imagens localizadas nas Cavernas de Lascaux, França e Altamira, Espanha.
O homem utilizava-se de argila para fazer traços nas paredes das cavernas.
As tintas eram conseguidas com materiais minerais e argilas coloridas triturados e dissolvidos em água, gordura animal e vegetal, sangue animal e excremento de aves.
As tonalidades eram ocres vermelhos e ocres amarelos. O negro era obtido do carvão.
Aplicava as tintas com as mãos ou pincéis rudimentares improvisados de madeira.
O homem foi primeiro escultor e depois pintor. No início do Paleolítico Superior, encontramos primeiras manifestações escultórias do homem. São seus utensílios de caça e pesca, seu machado de mão, de sílex, isto é, de pedra, mostra a habilidade de entalhar que o homem possuía.
Surgem nessa época estatuetas em marfim e osso, baixo-relevos em pedra, desenhados de incisão em osso e pedra, decoração de armas e utensílios.
Na tentativa de garantir a continuidade de sua espécie, o homem pré-histórico esculpirá figuras femininas em pedra ou marfim com formas avantajadas: seios, quadris e ventres enormes, simbolizando a importância da fertilidade (As Vênus).
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