Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

sábado, 2 de janeiro de 2010

Analisando os Conteúdos dos PCN'S

Analisando os conteúdos dos PCN’s no que se referem ao ensino da Arte no Brasil e sobre a Proposta Triangular percebe-se claramente que os textos de relacionam ao apresentarem similitudes na forma de proporem práticas de estudo, vivência e ensino da Arte em níveis fundamental e médio.
A Proposta Triangular (baseada na teoria DBAE) que envolve os três aspectos: o fazer artístico, a leitura da imagem (a obra) e a história da arte; é um modo de ensinar Arte que se norteia no ato ou efeito de senti-la, compreendê-la dentro do contexto no qual a mesma foi criada, nas suas dimensões históricas, apreciá-la esteticamente, e na análise e reflexão sobre elas, proposta que se preocupa com o modo como se aprende Arte – relação entre o fazer artístico, a leitura deste fazer e sua inserção no tempo ou seja, propondo questionamentos acerca do por que, para quê e para quem fazer arte, abandonando a teoria do fazer por fazer ou fazer por lazer, possibilitando o fazer contextualizado.
Os PCN’s trazem exatamente essa proposta, quando propõem que o aprendente adquira conhecimentos através do fazer, fruir e contextualizar a Arte. Seu texto apresenta a disciplina Arte como fonte de conhecimento, aponta o conhecimento artístico como produção e fruição, e também a Arte como linguagem, comunicação, mecanismo capaz de desenvolver a imaginação criadora, além de induzir a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas e enfatiza também o fazer, que concretiza o aprendizado através das atividades propostas que permitam o aluno fazer, fruir e contextualizar a Arte enquanto disciplina nobre e de conhecimento.
Enquanto arte-educadora em formação vejo todo o conteúdo dos PCN’s adequados sem a necessidade de acréscimo de sugestões ou propostas de mudanças. O abismo entre a teoria e a prática do ensino da Arte nas nossas escolas não se dá por falha dos conteúdos propostos neste documento e sim por questões já bastante conhecidas por nós como estruturas físicas deficientes, escassez de materiais e de livros sobre o assunto e por ausência ou defasagem de profissionais minimamente ou adequadamente habilitados.
Dentro desse contexto aponto a polivalência, que gerou diminuição qualitativa dos saberes referentes às diversas modalidades artísticas, onde não se aprofundam dos saberes referentes a cada uma delas: estudando muito superficialmente a dança, o teatro, as artes plásticas, a música, que se constituíram como fragmentos curriculares ou complemento do estudo de outras áreas da grade curricular.
Abandonar a prática da polivalência é a minha sugestão de mudança para que a Arte ministrada nas escolas brasileiras se aproxime cada vez mais da realidade contida nas propostas dos PCN’s e da Proposta Triangular, mudança que não se aplica exatamente aos PCN’s, uma vez que o documento propõe que o estudo de todos os saberes da disciplina seja aprofundado.
Por Shayra Amadeu, em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário