Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Arte e o que ainda está presente no cotidiano das Escolas


Propostas Metodológicas da Arte a partir das tendências pedagógicas abordadas.
- O que ainda está presente no cotidiano escolar brasileiro?

Por Shayra Amadeu, graduanda em Artes Visuais pela Ufes. (2º Semestre/2009)

Foram de grande importância para mim, a leitura e a reflexão acerca das Tendências pedagógicas no ensino da arte no Brasil.
Ao avançar na leitura desse tema fui me remetendo ao tempo em que me encontrava nos bancos escolares em formação e também aos anos que passei em sala de aula em minha prática docente.
Se me remeto ao tempo de estudante confesso ter recebido noções de “educação artística” num modelo de pedagogia tradicional. Experimentei desenhos pedagógicos, num modelo de educação bancária citado por Paulo Freire, sem a preocupação de contextualizar conhecimentos. Era desenhar por desenhar, pintar para passar o tempo, o Laissez-faire; arte como lazer.
Avançando no tempo, chego ao período no qual iniciei minha prática docente. As aulas de educação artística agora eram as aulas de arte. A carga horária um pouco maior, mais tempo dedicado a arte, sua compreensão, estudo e prática. Percebi algumas mudanças, pois os profissionais dessa área necessitavam ter formação mínima para ministrá-las (mudanças para adequação a Lei 5692/71). Os professores responsáveis pela disciplina eram os colegas formados em outras áreas que faziam curso de capacitação em artes, continuando a prática da polivalência.
Nesse período a prática do desenho pedagógico perdia espaço pouco a pouco para atividades consumatórias, onde a arte era colocada ao final de uma experiência como mera ilustradora, complementando o entendimento de conceitos trabalhados em outras disciplinas, era desenhar passeios realizados, era ensinar composição de paródias ou até mesmo ensaios de danças artísticas e folclóricas, e também para o que denomino no momento como o início da prática da Metodologia triangular, onde o ensino da arte esteve um pouco mais voltado, ligado na análise da obra ou imagem de arte (apreciação estética), na história da arte (informação histórica) e no trabalho prático (fazer artístico). Foi o surgimento de trabalhos de releitura, apropriação de obras de pintores brasileiros, um passeio pela história da arte e do mundo e nesse período deu-se ênfase a livre-expressão num ensaio de atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento da consciência crítica e criatividade dos alunos.
Tendo como base minha experiência como aluna e professora onde pude participar desse processo lento e às vezes equivocado do ensino da arte no Brasil posso afirmar que as práticas vêm evoluindo. Ainda hoje o ambiente escolar é um misto de tendências pedagógicas. Afirmo isso por existirem os desenhos pedagógicos, o ensino do desenho como lazer, a arte como mera reprodução de modelos, ensina-se arte sem conhecê-la. Isso ocorre num contexto onde as aulas de arte atualmente estão sendo ministradas de forma mais técnica numa representação inicial de uma Metodologia triangular e também dentro dos moldes da proposta denominada Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos, segundo Libâneo, 1985, onde o ensino da arte deve partir da relação direta com a experiência do aluno, estando o professor na condição de mediador entre a experiência e os novos conceitos trazidos de fora, visando o exercício da cidadania consciente, crítica e ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário