Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte
Ocorreu um erro neste gadget

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A Arte como Área de Conhecimento - Entendendo "Guernica"


Analisando a obra "Guernica" de Pablo Picasso segundo a Proposta Triangular.


Entendendo as aulas de artes visuais como momentos de vivências, assimilação de conteúdos específicos, reflexão, criação pessoal e compreendendo que a Proposta Triangular seja metodologicamente capaz de proporcionar situações e momentos para tais práticas, escolhemos a emblemática Guernica de Pablo Picasso, 1937, pois entendemos que a leitura dessa obra servirá como ponto de partida para discussões a cerca das questões sociais que envolvem o cenário social contemporâneo no qual estamos inseridos, numa reflexão a cerca da violência, da fome, da desigualdade social, segregação e preconceitos com classes minoritárias, discutindo os horrores das guerras atuais e cotidianas numa alusão aos horrores de um cenário de guerra ocorrido na cidade de Guernica.

Procedimentos Metodológicos

Apreciação estética

Estudo através de pesquisas e leituras a cerca da obra e do episódio retratado.
Guernica é um óleo sobre tela, do pintor Pablo Picasso e encontra-se atualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri e a obra é considerada por muitos a síntese da força e da energia do artista.
O quadro constitui-se de diversos elementos que trazem os horrores de uma guerra, numa visão profética da desgraça. Guernica, capital da província Basca foi bombardeada por parte de aviões alemães aos 26 dias do mês de abril do ano de 1937, dos seus 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos.


A representatividade do bombardeio massacrante é percebida nos corpos mutilados, o medo e o pavor estão estampados nos rostos de mulheres, homens, crianças e animais num cenário em branco e preto reforçando a intensidade do clima sombrio, onde o cubismo marca de Pablo Picasso está presente e ajuda a compor um ambiente de desordem, desespero, o fundo em cor preta nos dá a noção de profundidade e nos informa que os personagens retratados encontram-se presos, encurralados, cercados num fúnebre cômodo de onde não sairão vivos. A presença de crianças e mulheres, ora inocentes e frágeis indica que nenhuma classe foi poupada. A arma branca na mão de um dos degolados demonstra que houve reação por parte dos oprimidos, porem em vão.

Contextualização da obra

Analisar a produção artística conhecendo o contexto no qual foi criada possibilita sua melhor interpretação e partindo da sua leitura em diversas linguagens procuraremos relacioná-la ao cenário social onde somos frutos do meio; e indagações a respeito surgirão: o que estariam pensando e sentindo essas pessoas? A ocasião justifica tais expressões faciais? Por que essas pessoas se agruparam nesse lugar? Percebe-se a etnia, grupo social ou situação financeira através das roupas que elas estão usando? Existe alguma relação entre o fato retratado com a nossa realidade? A cena retratada nos é contemporânea? Quem representa a classe minoritária na nossa sociedade atual? De que maneira essas classes estão sendo massacradas? E por quem? Quais saídas existem para que essas classes não sejam exterminadas como os personagens retratados pelo artista estão sendo?

Fazer artístico

Propor que os alunos experimentem o uso de linhas geométricas que expressem algum tipo de sentimento, incentivar a representação do nosso cotidiano em produções que explorem o uso de tons monocromáticos capazes de também expressar ideias, sentimentos exercitando a técnica do cubismo que é a representatividade maior de Pablo Picasso. E no próximo passo propor que se apropriando de todo conhecimento adquirido durante o estudo da obra, do fato retratado e da técnica empregada, componham obras que retratem o que consideram serem os horrores da vida contemporânea.


Por shayramadeu

Metodologia do Ensino da Arte II (2º semestre de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário