Novas Obras

Novas Obras
Criei um álbum virtual com as imagens das minhas produções utilizando a técnica de pintura em tecido. Todas foram produzidas no Curso de Pintura em tecido que fiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Castelo. Adorei essa técnica. A paleta de cores permite ao artista aproximar o que está sendo retratado a sua forma real. Dê uma olhadinha! O endereço: www.flickr.com/photos/fotosquefiz.

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães

Fazendo Arte e Comemorando o Dia das Mães
As crianças produziram um trabalho temático que teve como objetivo o uso de material diversificado para comemorar a data do Dia das Mães. Colagem de tecido e bombom em cartolina. Uma forma diferente de se manifestarem artisticamente e emocionalmente. O resultado foi um show de criatividade, beleza e habilidades motora e artística. Participaram dessa oficina alunos de 4ª a 8ª séries das Escolas de Fazenda do Centro e São Manoel. Castelo/2011. Não se esqueçam de que tem fotos de alguns trabalhos lá no meu álbum virtual: www.flickr.com/photos/fotosquefiz. Olhem lá!

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS

PRODUÇÕES TRIDIMENSIONAIS - ESCULTURAS DE BOMBONS/SÍMBOLOS PASCAIS
UM 2011 CHEIO DE EXPECTATIVAS! AS CRIAÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR. OS MENINOS DE SÃO MANOEL E DA FAZENDA DO CENTRO ESTÃO PRODUZINDO ARTE COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO! PARABÉNS! VOCÊS SÃO ARTISTAS. TEM MAIS IMAGENS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ESCULTURAS DE BOMBONS LÁ NO MEU ÁLBUM VIRTUAL, O WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FOTOSQUEFIZ. DÊ UMA OLHADINHA! FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA QUE ENCANTOU AS CRIANÇAS E QUE FOI NO MÍNIMO DELICIOSA!!!!

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga
São Paulo

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Guernica de Pablo Picasso esteve aqui

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Alfredo Volpi

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado
Tarsila do Amaral

Invenções de Ben Heine

Invenções de Ben Heine
Criações com fotos, papéis e gafite. Incrível

Novos Cursos, Novos Saberes

Novos Cursos, Novos Saberes
Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local

Páginas

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Vivenciando a Arte de Ruy Cesar Babu

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Arte na mãos - Propaganda AT&T

Criação em ação - Guache e camurça

Criação em ação - Guache e camurça
Produzido em 2009 por Shayra Amadeu

Meus Mestres

Meus Mestres
Amores, Amizades e Aprendizado!

Minhas Experiências vivenciando as diferentes Linguagens Artísticas


Março/2009
Exposição em óleo sobre tela “Águas do Caparaó” do artista plástico

Ely Vicentini

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Amaro Lima em violão e voz

Teatro Municipal de Guaçuí

Maio/2009
Inauguração do Inst. Histórico e Geográfico de Guaçuí - Apresentação de danças afro-brasileiras (bate-flecha e caxambu)

Maio/2009
Exposição de óleos sobre tela da artista plástica Luiza de Marillac
Teatro Municipal de Guaçuí


Julho/2009
Espetáculo de dança do ventre – Espaço de Danças orientais Nilcélia Prates
Teatro Municipal de Guaçuí

Agosto/2009
Projeto Circulação Cultural – apresentação do violonista Moacyr Teixeira Neto – audição do seu repertório de músicas capixabas – Teatro Municipal de Guaçuí

Novembro/2009
2º festival da Canção da APAE de Guaçuí

Teatro Municipal de Guaçuí

Janeiro/2010
Projeto Residência - "Estórias de um povo de lá" - espetáculo inspirado nos contos de Guimarães Rosa apresentado pelo Grupo Gota, Pó e Poeira.

Janeiro/2010
Exposição das obras dos artistas guaçuienses (pintura, desenho e arte da fibra)

Teatro Municipal de Guaçuí/ES

Junho/ 2010
Mostra de Arte: "Ruy Cesar Babu Expõe"
Teatro Municipal de Castelo/ES

Outubro/2010

2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Castelão- Castelo/ES

Novembro de 2010
29ª Bienal de Artes de São Paulo
"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"
Roteiro Cultural
Museu Afro Brasil
Museu de Arte Moderna
Mercado Municipal Paulistano
Museu da Língua Portuguesa
Estação Pinacoteca
Museu do Ipiranga





















































Projeto Escola de Tempo Integral

Projeto Escola de Tempo Integral
Castelo/2010 - Saberes e Fazeres da Arte

Sobre as Artes

"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills)

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2010

Banco de Informações

Ponto

Shayra Amadeu, pintura, 2010
Shayra Amadeu, pintura, 2010

O Ponto
O ponto é uma unidade de comunicação visual mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
Linha
Shayra Amadeu, pintura, 2010

Shayra Amadeu, pintura, 2010

A Linha
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identifica-los individualmente, aumenta uma sensação de direção, distintivo ea cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual: a linha. Também Poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua, ou uma linha, nosso procedimento se resume um colocar um marcador de pontos, sobre uma superfície e move-lo segundo uma Determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro. Nas Artes Visuais, tem uma linha, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; Apesar de sua liberdade e flexibilidade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção, vai para algum lugar, faz algo de definitivo.

Forma
Shayra Amadeu, pintura, 2010

A Forma
A linha descrevê uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula uma complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo eo triângulo eqüilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, ea cada uma se Atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por nossas percepções próprias. Ao quadrado se associam enfado, retidão e esmero; ao triângulo, ação, conflito, tensão; Ao círculo infinitude, proteção. Todas as formas básicas são figuras planas e simples, Fundamentais, que pueden ser descritas e facilmente construidas.
Tom

Shayra Amadeu, pintura, 2010
Tom
O tom é o atributo distinguível de uma cor. Este varia de intensidade quanto à saturação da cor.
O valor tonal representa para nós uma intensidade de luminosidade, criando uma ilusão do tridimensional. Juntamente com uma perspectiva, trás o tom por meio da representação gráfica uma sensação de volume.



Cor
Shayra Amadeu, pintura, 2010

A cor
A cor, Tem tanto luz quanto pigmento, comportamento único, mas nosso conhecimento da cor na comunicação visual vai pouco além da coleta de observações em relação a ela.
A cor tem três dimensões Definidas que ser encontradas e medidas.
Matiz ou croma, É a cor em si. Os matizes são medidos pelas três cores primárias e Possuem características individuais. O amarelo é uma cor que se considera mais próxima da luz e do calor, o vermelho é a mais ativa e emocional; o azul é positivo e suave. O amarelo eo vermelho Tendem um expandir-se; o azul, a contrair-se.
Quando São Associadas por meio de misturas, novos significados são obtidos. O vermelho provocador, é abrandado ao misturar-se com o azul, e intensificado ao misturar-se com o amarelo. As Mesmas mudanças de efeito são obtidas com o amarelo, que se suaviza ao misturar-se com o azul.
Saturação, É a pureza relativa de uma cor, do matiz ao cinza. A cor saturada é primitiva e simples. As cores menos saturadas levam à neutralidade cromática e até mesmo à ausênciade cor.
Acromático, É o brilho relativo, do claro ao escuro. este fato Ocorre quando tiramos totalmente a cor de um elemento colorido. podemos deixá-lo monocromático ou simplesmente do preto ao branco, ou seja, na escala dos cinzas. O fato é que revelamos muitas coisas ao mundo, sempre que Optamos por uma Determinada cor.

Textura


Textura
A textura é o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e Reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da visão, ou ainda pela Combinação de ambos. É possivel que uma textura não Apresente qualidades táteis, mas apenas Óticas, como no caso das linhas de uma página impressa, dos Padrões de um determinado tecido ou dos traços superpostos Esboço de um. Onde há uma textura real, as qualidades táteis e Óticas coexistem, mas não como cor e tom de forma única, mão Permite que a e ao olho uma sensação individual, ainda que projetemos sobre ambos um forte significado associativo. O aspecto da lixa ea sensação por ela provocada, tem o mesmo significado intelectual, mas não o mesmo valor. O julgamento do olho costuma ser confirmado pela mão Através da objetividade do tato. "Será um entalhe ou uma imagem em realce?" A textura relaciona-se com uma composição de uma Substância por meio de variações mínimas na superfície do material. E pode-se também representar a textura por meio de fotografias e composições gráficas. Utilizamos uma representação ou a própria textura para deixarmos o trabalho cada vez mais realista.
Escala
Shayra Amadeu, pintura, 2010

Shayra Amadeu, pintura, 2010

Escala
Todos os elementos visuais são Capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O processo Constitui o que chamamos de escala. A cor é brilhante ou apagada, Dependendo da justaposição, assim como os valores tonais RELATIVOS passam por enormes modificações visuais, Dependendo do tom que lhes Esteja ao lado ou atrás. Em suma, o grande não pode existir sem o pequeno e vice e versa. A escala é muito usada para representar uma medida proporcional real. Para a comunicação visual é importante que seja utilizada uma proporção muito bem.
Fonte de Pesquisas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário