Analisando a obra "Guernica" de Pablo Picasso segundo a Proposta Triangular.
Entendendo as aulas de artes visuais como momentos de vivências, assimilação de conteúdos específicos, reflexão, criação pessoal e compreendendo que a Proposta Triangular seja metodologicamente capaz de proporcionar situações e momentos para tais práticas, escolhemos a emblemática Guernica de Pablo Picasso, 1937, pois entendemos que a leitura dessa obra servirá como ponto de partida para discussões a cerca das questões sociais que envolvem o cenário social contemporâneo no qual estamos inseridos, numa reflexão a cerca da violência, da fome, da desigualdade social, segregação e preconceitos com classes minoritárias, discutindo os horrores das guerras atuais e cotidianas numa alusão aos horrores de um cenário de guerra ocorrido na cidade de Guernica.
Procedimentos Metodológicos
Apreciação estética
Estudo através de pesquisas e leituras a cerca da obra e do episódio retratado.
Guernica é um óleo sobre tela, do pintor Pablo Picasso e encontra-se atualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri e a obra é considerada por muitos a síntese da força e da energia do artista.
O quadro constitui-se de diversos elementos que trazem os horrores de uma guerra, numa visão profética da desgraça. Guernica, capital da província Basca foi bombardeada por parte de aviões alemães aos 26 dias do mês de abril do ano de 1937, dos seus 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos.
A representatividade do bombardeio massacrante é percebida nos corpos mutilados, o medo e o pavor estão estampados nos rostos de mulheres, homens, crianças e animais num cenário em branco e preto reforçando a intensidade do clima sombrio, onde o cubismo marca de Pablo Picasso está presente e ajuda a compor um ambiente de desordem, desespero, o fundo em cor preta nos dá a noção de profundidade e nos informa que os personagens retratados encontram-se presos, encurralados, cercados num fúnebre cômodo de onde não sairão vivos. A presença de crianças e mulheres, ora inocentes e frágeis indica que nenhuma classe foi poupada. A arma branca na mão de um dos degolados demonstra que houve reação por parte dos oprimidos, porem em vão.
Contextualização da obra
Analisar a produção artística conhecendo o contexto no qual foi criada possibilita sua melhor interpretação e partindo da sua leitura em diversas linguagens procuraremos relacioná-la ao cenário social onde somos frutos do meio; e indagações a respeito surgirão: o que estariam pensando e sentindo essas pessoas? A ocasião justifica tais expressões faciais? Por que essas pessoas se agruparam nesse lugar? Percebe-se a etnia, grupo social ou situação financeira através das roupas que elas estão usando? Existe alguma relação entre o fato retratado com a nossa realidade? A cena retratada nos é contemporânea? Quem representa a classe minoritária na nossa sociedade atual? De que maneira essas classes estão sendo massacradas? E por quem? Quais saídas existem para que essas classes não sejam exterminadas como os personagens retratados pelo artista estão sendo?
Fazer artístico
Propor que os alunos experimentem o uso de linhas geométricas que expressem algum tipo de sentimento, incentivar a representação do nosso cotidiano em produções que explorem o uso de tons monocromáticos capazes de também expressar ideias, sentimentos exercitando a técnica do cubismo que é a representatividade maior de Pablo Picasso. E no próximo passo propor que se apropriando de todo conhecimento adquirido durante o estudo da obra, do fato retratado e da técnica empregada, componham obras que retratem o que consideram serem os horrores da vida contemporânea.
Por shayramadeu
Metodologia do Ensino da Arte II (2º semestre de 2009)
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