Muito temos estudado sobre a amplitude das possibilidades de desenvolvimento intelectual, cultural, social, cognitivo e artístico que o ensino da arte é capaz de proporcionar ao ser humano. Acompanhamos também a evolução dos registros artísticos do homem, desde as pinturas rupestres até a maneira contemporânea de se perceber, criar, ensinar, aprender e produzir arte, principalmente dentro das escolas e universidades brasileiras.
Apesar da sua evolução e legitimação quando se pensa em arte, ainda se pensa de uma maneira em geral, no lazer e na descontração que essa disciplina proporciona, numa ideia primária, pobre de conhecimento mais aprofundado a respeito da enormidade de suas funções.
O universo da arte é rico em possibilidades e vai muitíssimo além da prática que persiste nas escolas brasileiras que funciona como um verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e produção de enfeites para o ambiente escolar. Arte é mais consistente, é objeto de conhecimento, e conhecimento artístico. E esse conhecimento artístico possibilita produção, fruição, reflexão a cerca da história do homem, do mundo e de suas diferentes culturas.
Dentro desse contexto, o PCN traz para subsidiar o desenvolvimento de potencialidade por parte do homem, a proposta de se trabalhar a arte nas diferentes modalidades artísticas. Através das diferentes formas de fruir a arte o indivíduo adquire, desenvolve, aperfeiçoa a sua imaginação criadora que lhe permite conceber situações, fatos, ideias e sentimentos.
Sendo a arte linguagem e comunicação, logo, o produto criado pelo artista estabelece comunicação, significações com seu espectador, seja por meios visuais, sonoros, corporais ou através de conjuntos de palavras.
Em síntese, temos agora uma dimensão mais abrangente que se deve à arte: percebê-la nos textos literários, poéticos, em versos e prosas, numa música que retrate tal sentimento, tal realidade cultural, num desenho, numa pintura, numa partitura ou numa produção cênica. É perceber através de toda essa gama de produções artísticas, o inexplicável, o intraduzível presente no objeto artístico, percepção esta que possibilita a transformação do ser humano.
Apesar da sua evolução e legitimação quando se pensa em arte, ainda se pensa de uma maneira em geral, no lazer e na descontração que essa disciplina proporciona, numa ideia primária, pobre de conhecimento mais aprofundado a respeito da enormidade de suas funções.
O universo da arte é rico em possibilidades e vai muitíssimo além da prática que persiste nas escolas brasileiras que funciona como um verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e produção de enfeites para o ambiente escolar. Arte é mais consistente, é objeto de conhecimento, e conhecimento artístico. E esse conhecimento artístico possibilita produção, fruição, reflexão a cerca da história do homem, do mundo e de suas diferentes culturas.
Dentro desse contexto, o PCN traz para subsidiar o desenvolvimento de potencialidade por parte do homem, a proposta de se trabalhar a arte nas diferentes modalidades artísticas. Através das diferentes formas de fruir a arte o indivíduo adquire, desenvolve, aperfeiçoa a sua imaginação criadora que lhe permite conceber situações, fatos, ideias e sentimentos.
Sendo a arte linguagem e comunicação, logo, o produto criado pelo artista estabelece comunicação, significações com seu espectador, seja por meios visuais, sonoros, corporais ou através de conjuntos de palavras.
Em síntese, temos agora uma dimensão mais abrangente que se deve à arte: percebê-la nos textos literários, poéticos, em versos e prosas, numa música que retrate tal sentimento, tal realidade cultural, num desenho, numa pintura, numa partitura ou numa produção cênica. É perceber através de toda essa gama de produções artísticas, o inexplicável, o intraduzível presente no objeto artístico, percepção esta que possibilita a transformação do ser humano.
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