Por Shayra Amadeu,
Atividade da Disciplina Aspectos Legais do Ensino da Arte
Professor: Paulo Cesar Cola
Relacionei o conteúdo do texto que encontrei disponibilizado no livro *A nova pré-escola com o RCNEI no que se referem ao ensino de artes na educação infantil.
De familiar em ambos, encontrei a preocupação de especialistas e do sistema educacional brasileiro em assegurar legitimando a necessidade de proporcionar aos pequenos cidadãos oportunidades de desenvolvimento sócio-cultural, afetivo, cognitivo através de atividades artísticas desde o seu nascimento.
Num ponto se diferem: o direcionamento seguido na exposição dos seus argumentos. O primeiro texto “Histórico da Educação Infantil” traz um breve relato da evolução do ensino infantil, que sempre foi uma preocupação constante de todas as épocas. O autor prossegue citando Comenius (século XV- 1592-1670) que reconhecia o período pré-escolar como o do desenvolvimento, onde os brinquedos, as experiências com material concreto, a afetividade, o sono, a alimentação e o contato com a natureza foram preconizadas como indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento da criança pré-escolar, passando por Pestalozzi (1746-1827) que afirmava que a criança começa sua aprendizagem desde o nascimento e que a infância não é um período de espera para alcançar a idade adulta; pretendia descobrir as leis de acordo com as quais a criança se desenvolve.
Já o RCNEI nos traz “as leis” num conjunto de procedimentos atitudinais num roteiro sugerido a fim de que se possa não apenas descobrir como as crianças se desenvolvem, mas também proporcionar meios para seu pleno desenvolvimento relacionando a música, a pintura, os desenhos, a fruição de obras de arte como alguns elementos indispensáveis nesse processo de construção do saber e do fazer.
* A nova Pré-escola, Bolsa Nacional do Livro, de Natalice de Jesus Rodrigues Giovannoni, Viviane Crespo Gebran e de Mariliz Dall’igna foi o livro que utilizei como fonte de pesquisa para a elaboração do roteiro de atividades para se trabalhar a Arte na Educação Infantil.
De familiar em ambos, encontrei a preocupação de especialistas e do sistema educacional brasileiro em assegurar legitimando a necessidade de proporcionar aos pequenos cidadãos oportunidades de desenvolvimento sócio-cultural, afetivo, cognitivo através de atividades artísticas desde o seu nascimento.
Num ponto se diferem: o direcionamento seguido na exposição dos seus argumentos. O primeiro texto “Histórico da Educação Infantil” traz um breve relato da evolução do ensino infantil, que sempre foi uma preocupação constante de todas as épocas. O autor prossegue citando Comenius (século XV- 1592-1670) que reconhecia o período pré-escolar como o do desenvolvimento, onde os brinquedos, as experiências com material concreto, a afetividade, o sono, a alimentação e o contato com a natureza foram preconizadas como indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento da criança pré-escolar, passando por Pestalozzi (1746-1827) que afirmava que a criança começa sua aprendizagem desde o nascimento e que a infância não é um período de espera para alcançar a idade adulta; pretendia descobrir as leis de acordo com as quais a criança se desenvolve.
Já o RCNEI nos traz “as leis” num conjunto de procedimentos atitudinais num roteiro sugerido a fim de que se possa não apenas descobrir como as crianças se desenvolvem, mas também proporcionar meios para seu pleno desenvolvimento relacionando a música, a pintura, os desenhos, a fruição de obras de arte como alguns elementos indispensáveis nesse processo de construção do saber e do fazer.
* A nova Pré-escola, Bolsa Nacional do Livro, de Natalice de Jesus Rodrigues Giovannoni, Viviane Crespo Gebran e de Mariliz Dall’igna foi o livro que utilizei como fonte de pesquisa para a elaboração do roteiro de atividades para se trabalhar a Arte na Educação Infantil.
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