Por Shayra Amadeu
Foi relevante para mim a leitura de textos referentes ao Ensino da Arte em diversos níveis e também a pesquisa que fiz a respeito da legitimação da disciplina na Constituição da República Federativa do Brasil bem como ter compartilhado os resultados das pesquisas de campo com meus colegas sobre o cumprimento da Lei 9394/96 no que se refere à Arte.
Nesse contexto aponto como positivo a obrigatoriedade da disciplina como área de conhecimento significativa para a aprendizagem (Lei 9394/96) equiparando a arte às demais disciplinas, deixando ela de ser interpretada como mero lazer, um fazer por fazer. Nota-se ainda a importância que se dá ao seu ensino quando responsabiliza escolas, sociedade e família por viabilizarem o acesso do indivíduo as diversas formas de arte. Também é assegurado que as aulas sejam ministradas por profissionais com habilitação específica na área, o que considero também como positivo, pois dessa forma garante-se um ensino de qualidade.
Porém há pontos contraditórios no cenário atual do Ensino da Arte no Brasil. E quando detecto “contradições” me refiro exatamente aos pontos que considero negativos, que é a escassez de profissionais habilitados na área presentes nas escolas, bem como a visão diminuída que ainda se tem da disciplina, talvez por não ser exigido em vestibulares, concursos públicos questões alusivas ao estudo da arte.
De um modo geral penso positivo e vejo a disciplina ganhando espaço e importância devidos. Infelizmente meu município também não cumpre a Lei Federal quando não assegura que a arte seja ministrada por profissionais habilitados especificamente na área, porém, quem está em sala de aula faz o que pode dando os primeiros passos e contribuindo na construção do saber inserindo a arte no processo de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo. É o que penso.
Nesse contexto aponto como positivo a obrigatoriedade da disciplina como área de conhecimento significativa para a aprendizagem (Lei 9394/96) equiparando a arte às demais disciplinas, deixando ela de ser interpretada como mero lazer, um fazer por fazer. Nota-se ainda a importância que se dá ao seu ensino quando responsabiliza escolas, sociedade e família por viabilizarem o acesso do indivíduo as diversas formas de arte. Também é assegurado que as aulas sejam ministradas por profissionais com habilitação específica na área, o que considero também como positivo, pois dessa forma garante-se um ensino de qualidade.
Porém há pontos contraditórios no cenário atual do Ensino da Arte no Brasil. E quando detecto “contradições” me refiro exatamente aos pontos que considero negativos, que é a escassez de profissionais habilitados na área presentes nas escolas, bem como a visão diminuída que ainda se tem da disciplina, talvez por não ser exigido em vestibulares, concursos públicos questões alusivas ao estudo da arte.
De um modo geral penso positivo e vejo a disciplina ganhando espaço e importância devidos. Infelizmente meu município também não cumpre a Lei Federal quando não assegura que a arte seja ministrada por profissionais habilitados especificamente na área, porém, quem está em sala de aula faz o que pode dando os primeiros passos e contribuindo na construção do saber inserindo a arte no processo de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo. É o que penso.
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