Anunciação, 1435
Öl auf Leinwand
93 x 37 cm
O casal de Arnolfini, 1434
Óleo s/ tabla
82 x 59,5 cm
De acordo com meus estudos acerca da Escola Flamenga de Pintura, posso concluir que os mestres da Arte Flamenga retratavam com vigor e riqueza de detalhes, o mundo que os cercava e atribuíam isso ao uso do óleo.
Suas pinturas detinham técnica excepcionalmente apurada e se caracterizavam por terem foco perfeito em todas as profundidades, proporcionalidade dos tamanhos de acordo com as distâncias e dos objetos entre si incorporando a sensação de espaço. A utilização do óleo (novamente o uso do óleo apontado como um diferencial) proporcionava perfeição aos nus que obtinham textura exata de pele humana, partindo de tonalidades claras para as escuras alcançando isso graças a superposição de camadas de tinta.
A Arte Flamenga era a arte produzida em Flandres no período compreendido entre os Séculos XV e o início do Século XVII. Sua pintura revelava claramente as mudanças ocorridas no destino de Flandres situado numa estreita faixa entre a França, a Alemanha e os Países Baixos.
Os precursores da Escola Flamenga situam-se geralmente em Dijon, a primeira capital dos duques de Borgonha.
Entre os artistas que atraiu a Dijon estavam o escultor Claus Sluter, de Haarlem, e o pintor Melchior Broederlam, de Ypres, em cujas obras de rica textura podem ser vistos os primeiros frutos do apego ao mundo das aparências, tão característico da Escola Flamenga.
Jan van Eyck é considerado, juntamente com o Mestre de Flèmalle, o fundador da antiga Escola Flamenga.
Porém as gerações seguintes não seguiram o modelo de arte de Eyck. Seus sucessores buscavam inspiração nos modelos italianos. Rogier van der Weyden (1400-1464) focou o drama emocional da cena, privilegiando as atitudes de dor e piedade.
Petrus Christus (1430-1473) explorou a estrutura física de seus temas humanos, conferindo-lhes uma estranha aparência geométrica.
Dirck Bouts (1415-1475) usou pela primeira vez acertadamente a perspectiva paralela e conseguia dar proporções correspondentes as figuras de acordo com o ambiente que as circundava.
Leia mais sobre Escola Flamenga em www.pitoresco.com.br
Em destaque estão algumas obras de Jan van Eyck ( 1390-1441), pintor flamengo, precursor da Escola Flamenga, tendo como bases para sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas personagens da arte flamenga.
Pintor caracterizado pelo naturismo pintava sempre com riqueza de detalhes, meticulosos pormenores e cores vivas, era preciso nas aplicações de texturas e na busca pela representatividade da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
Suas pinturas detinham técnica excepcionalmente apurada e se caracterizavam por terem foco perfeito em todas as profundidades, proporcionalidade dos tamanhos de acordo com as distâncias e dos objetos entre si incorporando a sensação de espaço. A utilização do óleo (novamente o uso do óleo apontado como um diferencial) proporcionava perfeição aos nus que obtinham textura exata de pele humana, partindo de tonalidades claras para as escuras alcançando isso graças a superposição de camadas de tinta.
A Arte Flamenga era a arte produzida em Flandres no período compreendido entre os Séculos XV e o início do Século XVII. Sua pintura revelava claramente as mudanças ocorridas no destino de Flandres situado numa estreita faixa entre a França, a Alemanha e os Países Baixos.
Os precursores da Escola Flamenga situam-se geralmente em Dijon, a primeira capital dos duques de Borgonha.
Entre os artistas que atraiu a Dijon estavam o escultor Claus Sluter, de Haarlem, e o pintor Melchior Broederlam, de Ypres, em cujas obras de rica textura podem ser vistos os primeiros frutos do apego ao mundo das aparências, tão característico da Escola Flamenga.
Jan van Eyck é considerado, juntamente com o Mestre de Flèmalle, o fundador da antiga Escola Flamenga.
Porém as gerações seguintes não seguiram o modelo de arte de Eyck. Seus sucessores buscavam inspiração nos modelos italianos. Rogier van der Weyden (1400-1464) focou o drama emocional da cena, privilegiando as atitudes de dor e piedade.
Petrus Christus (1430-1473) explorou a estrutura física de seus temas humanos, conferindo-lhes uma estranha aparência geométrica.
Dirck Bouts (1415-1475) usou pela primeira vez acertadamente a perspectiva paralela e conseguia dar proporções correspondentes as figuras de acordo com o ambiente que as circundava.
Leia mais sobre Escola Flamenga em www.pitoresco.com.br
Em destaque estão algumas obras de Jan van Eyck ( 1390-1441), pintor flamengo, precursor da Escola Flamenga, tendo como bases para sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas personagens da arte flamenga.
Pintor caracterizado pelo naturismo pintava sempre com riqueza de detalhes, meticulosos pormenores e cores vivas, era preciso nas aplicações de texturas e na busca pela representatividade da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
Jan pretendia levar a termo sua intenção de espalhar a realidade em todos os pormenores em suas pinturas logo tendo que aperfeiçoar a técnica pictórica, inventando assim a pintura a óleo. Sua descoberta foi algo como a descoberta da perspectiva, constituindo-se num evento inteiramente novo.
Leia mais sobre o precursor da Arte Flamenga em www.wikipedia.org
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