O trabalho do aluno
Ano: 2009
Autor: Shayra Amadeu
Título: Riscos em Veladura
Técnica: Vinílica sobre papelão
Dimensões: 20,5 cm x 14 cm
O referente
Ano: 1890
Autor: Vincent van Gogh
Título: Retrato de Dr. Gachet (1ª versão)
Técnica: Óleo sobre tela
Coleção Particular
Esta imagem mesmo sendo uma abstração permite uma analogia ao seu referente, uma vez que também foi produzida com a técnica de sobreposição de camadas de tintas em pinceladas soltas em várias direções.
Meu trabalho muito se difere do seu referente porque se trata de uma composição abstrata sem manifestação de sentimentos, tendo como objetivos principais informar as possibilidades de se compor trabalhos com uso de materiais concretos e também os efeitos obtidos com a técnica de veladura. O referente apropriou-se da veladura, porém em desenho figurativo, um retrato bem próximo do realismo carregado de sentimentos, emoções facilmente identificados por quem o vê.
Há possibilidades de convivência dessa imagem com as pessoas da minha comunidade porque sua mensagem é de fácil interpretação, e o figurativo sempre interage com um maior número de pessoas, porém não é uma obra que causaria empatia total em todos os espectadores e não despertaria demasiado interesse por se tratar de um retrato pessoal, onde a técnica empregada seria desprezada e o objeto central é que seria avaliado.
Causou-me certo incomodo a elaboração desse trabalho. Minha intenção era apenas me apropriar da técnica de veladura com a utilização de materiais concretos, porém, poderia ter composto uma obra que se aproximasse um pouco mais da abstração informal, imprimindo algum tipo de emoção ou sentimentos próprios do momento de sua criação. Ainda não consigo esse feito, sinto que preciso me permitir, ousar, riscar e rabiscar, mas apesar da composição ter ficado fria a meu ver, eu alcancei com ela meus objetivos; experimentar e apresentar aos observadores um tipo de veladura, recurso muito interessante da pintura.
Meu trabalho muito se difere do seu referente porque se trata de uma composição abstrata sem manifestação de sentimentos, tendo como objetivos principais informar as possibilidades de se compor trabalhos com uso de materiais concretos e também os efeitos obtidos com a técnica de veladura. O referente apropriou-se da veladura, porém em desenho figurativo, um retrato bem próximo do realismo carregado de sentimentos, emoções facilmente identificados por quem o vê.
Há possibilidades de convivência dessa imagem com as pessoas da minha comunidade porque sua mensagem é de fácil interpretação, e o figurativo sempre interage com um maior número de pessoas, porém não é uma obra que causaria empatia total em todos os espectadores e não despertaria demasiado interesse por se tratar de um retrato pessoal, onde a técnica empregada seria desprezada e o objeto central é que seria avaliado.
Causou-me certo incomodo a elaboração desse trabalho. Minha intenção era apenas me apropriar da técnica de veladura com a utilização de materiais concretos, porém, poderia ter composto uma obra que se aproximasse um pouco mais da abstração informal, imprimindo algum tipo de emoção ou sentimentos próprios do momento de sua criação. Ainda não consigo esse feito, sinto que preciso me permitir, ousar, riscar e rabiscar, mas apesar da composição ter ficado fria a meu ver, eu alcancei com ela meus objetivos; experimentar e apresentar aos observadores um tipo de veladura, recurso muito interessante da pintura.
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